Recipes & Tips

Search
  • Mara Campos

Como a PNL pode me ajudar a ter auto controle?

Chega a hora de aplicar o que eu aprendi com a Mara mas aquela vozinha interior me leva pelos mesmos velhos caminhos. Como posso usar da Programação Neurolinguística para mudar meu comportamento?

Meu nome é Rafael Rocha, sou Master Trainer em Programação Neurolinguística, e estarei dando algumas palavras como convidado aqui no Mara’s Healthy Creations.

Vamos por partes

Primeiro vamos perceber que o auto controle, ou a falta dele, pode aparecer em momentos diferentes. Assim, podemos dizer que não é exatamente a mesma coisa “chegar a hora de comer e escolher bem os alimentos” ou “não ser hora de comer e atacar a geladeira”. Neste texto vamos falar sobre o primeiro caso.

Como comer o que é certo?

Chega a hora da refeição, eu sei que preciso ingerir carboidrato complexo, proteína animal ou vegetal, cozidos e crus, mas isso passa longe do que eu realmente “jogo para dentro”. Então, como mudar isso?

Cada caso é um caso, mas eu irei contemplar a grande maioria deles aqui. O primeiro grande motivo pelo qual as pessoas não se alimentam como deveriam, mesmo sabendo que dieta deveria ser esta, é por que estão sem tempo e muito preocupadas com outras coisas.

Geralmente nosso cérebro dá atenção para o que é mais urgente ao invés do que é mais importante. Um exemplo disso é uma pessoa que sabe que precisa caminhar três vezes por semana para poder ter mais qualidade de vida e também viver por mais tempo. Quando chega a hora da caminhada, ela está cansada e pensa “hoje vou descansar”.

Perceba que o cansaço é urgente e nossa mente acredita que a forma de resolver esta urgência é ficando em casa para assistir TV ou dormir. Porém, descansar é menos importante do que a caminhada, primeiro por que ao caminhar você ensinará seu corpo que ele pode queimar mais energia e não precisa manter tanta reserva, depois por que no longo prazo a caminhada vai trazer muito mais benefícios do que apenas ficar rolando na cama.

Como comer a coisa certa na hora certa?

Existem duas maneiras de fazer isso, você pode escolher uma ou aproveitar das duas para ter mais controle de sua alimentação. Uma destas maneiras é evitar as urgências para a hora das refeições através do planejamento.

Se seu dia é corrido, e o que te impede de se alimentar bem é não ter tempo para preparar sua refeição, trate de planejar seus horários das refeições de maneira que você tenha o tempo necessário exclusivamente para preparar e se alimentar bem.

Eu sei que para muita gente isto não é fácil, mas acredite: se funciona para muitas pessoas, pode funcionar para você também.

E a outra maneira?

A outra maneira é você preparar antecipadamente suas refeições, assim será mais fácil consumir os alimentos ideais do que as “junk foods”.

Imagine a situação: você abre a geladeira e encontra um monte de salada sem lavar e o brócolis está cru, mas tem arroz pronto, queijo e você lembra que dá para jogar uma batata palha por cima. Certamente é mais fácil optar pela comida menos saudável que está mais ao alcance.

Agora, se uma vez por semana você tirasse um tempo para preparar alguns “pratos feitos”, certamente isso mudaria suas opções de refeições. Você chegaria na geladeira e teria em mãos as comidas mais ideais.

Conclusão

O planejamento é a base para se ter controle sobre a própria vida, isso por que o momento que estamos planejando é um dos raros momentos que usamos mais nosso consciente do que nosso inconsciente.

Assim, planeje suas refeições de forma que, na correria do dia-a-dia, seja mais fácil optar pelo certo do que pelo prazeroso. Fazendo isso, logo o certo se tornará o prazeroso e ai tudo fica ainda mais fácil.


14 views0 comments

Recent Posts

See All